quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Busca de novos investimentos e parcerias na Espanha

Florianópolis (3/9/2009) - O vice-governador Leonel Pavan participará de missão oficial à região autônoma da Galícia, no norte da Espanha, e na capital Madri, na próxima semana, de 7 a 14 de setembro. "O objetivo da viagem é aumentar a presença de investimentos espanhóis em Santa Catarina e ampliar a cooperação internacional entre os países”, afirma Pavan. Acompanharão o vice-governador na viagem o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, e uma comitiva de empresários da Câmara da Construção Civil do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e do Sinduscon da Grande Florianópolis.

Na região da Galícia, a missão catarinense participará de um seminário de cooperação que envolverá o setor da Construção, Pesqueiro, Agropecuário e Cultural, nas cidades de Vigo, Pontevedra e La Coruña, quando deverão ser firmados protocolos para intercâmbio de cooperação na área da Cultura, Econômia, Pesca e Construção Civil. "Nosso estado já mantem um acordo de cooperação técnica com o governo da Galícia para melhoria do cadeia produtiva da carne bovina, com introdução de material genético da raça Rubia Galega", informa o vice-governador.

O grupo empresarial, ligado à Fiesc e ao Sinduscon, irá negociar parcerias empresariais com os espanhóis. Na pauta, estão contatos com prestadoras de serviço para a indústria da Construção na Galícia interessadas no mercado brasileiro, e a troca de informações sobre os métodos de construção utilizados na Espanha.

“O governo tem interesse em acompanhar os contatos empresariais, pois assim como na área da Tecnologia, a Espanha tem uma grande capacidade de investimentos na área da Construção Civil. Um exemplo disso é o maior projeto de turismo no Brasil, que está sendo licenciado em Santa Catarina: a Quinta dos Ganchos, no município de Governador Celso Ramos”, observa o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz.

Em Madri, o vice-governador Leonel Pavan e a comitiva catarinense terão encontro com o embaixador do Brasil na Espanha, Paulo César de Oliveira, e uma reunião de trabalho na Escola de Estudos Universitários do Real Madri. O objetivo é negociar a vinda de uma extensão da escola em Santa Catarina, a exemplo do que já acontece com a Escola Nacional de Administração (ENA), da França. A comitiva também será acompanhada pelos deputados Elizeu Mattos e Valmir Comin.